Cidadania sobre Rodas

o papel higiênico literário.

Vamos entender como funciona o programa cidadania sobre Rodas:

O interessado inicia o processo dando entrada no requerimento de 1ª habilitação e isenção do pagamento do DUDA. Para isso, ele deve se dirigir à Av. Presidente Vargas, 817 acesso 5, que é o acesso adaptado e tem seus funcionários treinados para atender pessoas com deficiência e idosos. Segundo a Dra. Helga, o atendimento lá é VIP. A pessoa deve levar ainda original e cópia dos seguintes documentos:

– CPF
– carteira de identidade
– comprovante de rendimentos
– comprovante de residência
– laudo médico, que não precisa ser do SUS, mas deve ter sido assinado há, no máximo, 3 meses antes da data de entrada no requerimento.

Depois, é voltar pra casa e aguardar, pois o DETRAN entra em contato e informa os horários disponíveis para os exames psicotécnico, clínico e de vista.

Em seguida, o interessado passará por uma perícia na unidade da Gávea, onde será avaliado que tipo de veículo e de adaptações que o aluno vai precisar.

O próximo passo é entrar em contato com a auto-escola mais próxima da sua residência e agendar 30 horas de aula de legislação. ATENÇÃO: a auto-escola não pode cobrar um centavo da pessoa isenta do DUDA. Muitas delas tentam faze-lo e, infelizmente, os desavisados caem no golpe. Se isso acontecer com você, denuncie ao DETRAN. Ah, sim! A prova teórica é marcada, então, pela auto-escola.

Depois de aprovada na prova teórica, a pessoa deve ligar para o DETRAN e agendar as aulas de direção. Leve a documentação (caderneta de exames) com você. Eles farão uma cópia sem custos. Mais uma vez, você não põe a mão no bolso.

A lei obriga a pessoa a fazer 15 horas de treino. Logicamente ela pode fazer mais se quiser, nunca menos. Para facilitar o deslocamento e aumentar o rendimento, o pessoal do acesso 5 sugere que as horas de treino sejam feitas todas numa mesma semana, 3 horas por dia, durante 5 dias. Feito isso, você pode agendar a prova de direção, que é realizada à parte, apenas para os alunos com deficiência.

Como o programa ainda está começando, ainda são poucos os motoristas que tiraram habilitação através dele (até mês passado, tinham sido cerca de 20). Mas é muito importante que ele seja usado, abusado e elogiado, para que a iniciativa continue e não morra na praia.

*****

Precisa de barra de apoio ? acesse o site da Mil Assentos ou ligue para 11- 3032 0074

http://barraapoio.blogspot.com/

Tags: , , , , , , , , , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: